Vereador Cangaia pede desculpas após dizer que cães e gatos devem virar comida de leões

V

O vereador Antônio Bezerra Franco (PSB-Pará), conhecido como Cangaia, se retratou publicamente após afirmar, durante uma assembleia de proteção aos animais, que cães e gatos abandonados devem virar comida de leões e onças em zoológicos. Duramente criticado após sua sugestão ganhar repercussão nacional, o deputado gravou um vídeo em que disse estar arrependido e pede desculpas aos veterinários e demais pessoas que se sentiram ofendidas.

 

O vídeo foi compartilhado no perfil do deputado estadual de São Paulo e defensor dos direitos animais, Delegado Bruno Lima (PSL). O parlamentar pergunta se a população aceitaria o pedido de desculpas de Cangaia. Na gravação, Antônio Bezerra Franco afirma ser “a favor da criação de cachorros”, pois é tutor de três cães, além de ter “amor por eles e por todas as causas dos cachorros.”

 

Leia mais: Nova lei proíbe eutanásia de cães e gatos em abrigos e instituições públicas

 

A polêmica surgiu em Tucumã, no Pará, durante uma sessão organizada para discutir um projeto de lei que destinaria R$ 40 mil por ano aos animais em situação de abandono nas ruas da cidade. Contrário à proposta, o vereador então sugeriu que esses animais servissem de comida em zoológicos em vez de a Assembleia Legislativa gastar dinheiro público com tal iniciativa de proteção.

 

 

Ao ser questionado por outros vereadores se ele mataria um cachorro, Cangaia tenta explicar o inexplicável: “Quem tem animal, tem que cuidar. Cada qual cuida do seu animal. Os que estão na rua, uns caras passam de carreta, recolhem, fazem exames e levam pro zoológico. Acho que a cidade que tem mais gato no Brasil é aqui, Tucumã. Os caras colocam os gatinhos no lixão e vai espalhando pela cidade. Gato é muito pequeno, acho que não dá nem uma dentada pra um leão, mas quem tem seus cachorros tem que cuidar”, disse o político.

 

Com a repercussão negativa, o discurso de Cangaia mudou de tom. Agora o vereador diz apoiar o projeto de lei apresentado pela vereadora Davina Rodrigues (MDB), porém com ressalvas. “Iremos aprovar o projeto dentro da legalidade. Eu apoio todas as associações e ONGs que querem fazer o melhor pro nosso município. Jamais serei contra um projeto que zela pelos cachorrinhos. Lá em casa tem três, todos adotados, estão gordos e sadios”, declarou Antônio Bezerra Franco.

 

Gostou dessa notícia? Siga a gente no Facebook e Instagram para saber todas as novidades.

Deixe um comentário