Covid: Gato é diagnosticado na Itália com variante inglesa do coronavírus

C

Um gato foi diagnosticado na Itália com Sars-CoV-2, variante inglesa da covid-19. O Instituto Zooprofilático Experimental do Piemonte, da Ligúria e do Vale de Aosta confirmou a transmissão no país da nova cepa do coronavírus. Segundo informações da agência ANSA, o felino de oito anos apresentou problemas respiratórios dias depois de seus donos viajarem para Novara, que fica a oeste de Milão. Os tutores do animal também desenvolveram sintomas do vírus e estão em quarentena em sua casa na cidade italiana.

 

Leia mais: Gato herói solta amigos de abrigo e vira celebridade

 

Os pesquisadores acreditam que este é o primeiro caso no país da transmissão da nova cepa para um gato. Angelo Ferrari, diretor do Instituto, afirmou que a Itália está preparada para enfrentar mais uma ameaça. “O diagnóstico e a identificação da variante britânica mostram que o controle da pandemia e os sistemas de gerenciamento integrado são efetivos e estão preparados para uma resposta imediata”, afirmou Ferrari.

 

Gato, Animal, Animal De Estimação, Felino, Repouso

 

Bartolomeo Griglio, responsável do Governo de Piemonte pelo controle e prevenção do coronavírus, disse que o caso não é preocupante no pais porque a transmissão entre humanos e animais ainda é algo raro. “A positividade do gato não deve gerar alarmes. Por causa da doença dos donos, os animais domésticos passam a viver em ambientes de forte circulação viral, mas não é inesperado que eles também possam contrair a infecção. Não existe qualquer evidência científica sobre o fato de os gatos poderem transmitir a Covid-19”, disse Griglio.

 

Leia mais: Gato herói solta amigos de abrigo e vira celebridade

 

A identidade dos donos do felino não foi revelada. De acordo com o informe do Instituto Zooprofilático, os pacientes estão se recuperando bem da doença. A Sars-CoV-2 já está bastante disseminada na Itália, logo não há necessidade de viajar para contrair a doença. Por esse motivo, ainda há informações de como os tutores do gato foram infectados.

 

Gostou dessa notícia? Siga a gente no Facebook e Instagram para saber todas as novidades.

Deixe um comentário