A Coreia do Sul confirmou que irá realizar testes de covid-19 em cães e gatos. O anúncio partiu de Park Yoo-mi, oficial do Gabinete de Controle de Doenças, durante uma coletiva de impressa online. Os exames serão realizados apenas em animais que apresentarem sintomas da doença, como febre, dificuldade de respirar e secreções nos olhos ou nariz, e após terem entrado em contato com algum humano infectado pelo coronavírus.
Leia mais: Gato herói solta amigos de abrigo e vira celebridade
Os cães e gatos vão receber os testes do coronavírus na casa do tutor. A testagem será conduzida por uma equipe de profissionais da saúde, que conta inclusive com um veterinário. Caso o resultado seja positivo, o animal ficará de quarentena na própria residência, sem necessidade de transporte para um abrigo. Mas se o dono do pet estiver hospitalizado, muito doente ou bastante idoso para realizar os cuidados, o gatinho ou o cachorrinho será enviado a uma instituição municipal até melhorar da enfermidade.
Durante a coletiva de imprensa, Park Yoo-mi também deu instruções de como o distanciamento social do pet deve ser feito. “Por favor, mantenha seus cães ou gatos a pelo menos 2 metros longe de outras pessoas ou animais quando forem passear com eles. Siga os restritamente protocolos de prevenção, use máscaras e lave bem as mãos”, recomendou Park. Apesar de incidentes de contaminação de animais por humanos, ainda não há indícios de que os bichos de estimação podem passar o vírus para as pessoas, apenas entre si.
A iniciativa de testagem ocorreu depois de um gato ser diagnosticado com coronavírus no começo do ano em Jinju , na província de Gyeongsang do Sul. Segundo a agência de notícias Yonhap, o felino morava em uma congregação religiosa e teria pego o vírus dos donos, mãe e filha, que moraram no local. Ainda de acordo com a agência, 29 pessoas testaram positivo para a doença depois de frequentarem o estabelecimento.
Saiba mais no vídeo abaixo (em inglês):
Em vários países também surgiram casos de infecção de humanos para animais. Na Itália, um gato foi contaminado com a variante britânica após os donos viajarem para o exterior. Conforme mostrado na reportagem da BBC, dois gorilas pegaram covid-19 de um cuidador de um zoológico na Califórnia, nos Estados Unidos. O coronavírus foi diagnosticado também em outros animais selvagens de zoológicos de Barcelona, na Espanha.
Gostou dessa notícia? Siga a gente no Facebook e Instagram para saber todas as novidades.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.