Uma assembleia organizada na Austrália decidiu por unanimidade pela criação de um projeto que determina que gatos domésticos sejam criados dentro de casa. A proposta prevê que o animal só deve ir à rua se estiver de coleira e acompanhado de um tutor. Os parlamentares de Fremantle, cidade localizada no oeste do país, querem que os pets fiquem longe de estradas, penhascos e outros locais perigosos.
O criador da proposta, Adin Lang, afirmou que seu objetivo é evitar que os gatos virem caça de animais selvagens, como cobras, ou que os felinos cacem outros animais, como roedores silvestres. A proposta visa também a diminuição no índice de atropelamento dos gatinhos ou briga entre eles. “Nos anos 70, cães podiam caminhar livremente nas ruas, hoje é proibido, espero que gatos criados com acesso à rua sejam coisa do passado”, disse Lang ao Perth Now.
Leia mais: França restringe venda de gatos e cães em todo o país
No ano passado, foi aprovada uma lei que proíbe a circulação de gatos em diversas áreas da cidade, como parques, praias e campos de golf. O tutor do animal que desrespeitar a lei pode ser multado em US$ 200, o equivalente a mais de R$ 1.000.
Um felino doméstico criado dentro de casa fica protegido de diversos perigos, assim ele pode viver em média até os 13 anos. Em contrapartida, o gatinho que circula livremente tem uma expectativa de vida de somente três anos aproximadamente.
Gostou dessa notícia? Siga a gente no Facebook e Instagram para saber todas as novidades.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.