ONG já liberou mil gatos para conter infestação de ratos em Chicago

O

Uma ONG nos Estados Unidos colocou nas ruas de Chicago um total de mais de mil felinos. O projeto Cats At Work (gatos ao trabalho) tem o objetivo de exterminar ou diminuir a infestação de ratos que assola a cidade há anos. Inclusive, de acordo com uma pesquisa da Orkin, uma empresa de dedetização de roedores, a região ocupa por seis anos consecutivos o primeiro lugar no ranking das cidades mais “ratosas” dos EUA.

 

Leia mais: Nova lei aumenta pena para maus-tratos a gatos e cachorros; veja o que mudou

 

Promovido pela Tree House Humane Society, o Cats of Work utiliza gatos que não conseguiram se sociabilizar em abrigos ou lares domésticos e ficaram muito tempo em centros de controles de animais. Os felinos são testados e vacinados, depois colocados à disposição de lares ou estabelecimentos comerciais ao longo de Chicago que sofrem com infestação de ratos. Ao se afiliar ao programa, o voluntário assume a responsabilidade de alimentar, dar abrigo e cuidar da saúde do gato. Cada loja ou residência pode solicitar os serviços de no máximo dois ou três gatinhos.

 

 

No entanto, engana-se quem pensa que os “trabalhadores” do Cats at Work servem para matar ratos. Na maior parte das vezes, a presença dos pets apenas afasta os roedores, o que já é visto como positivo pelos moradores e comerciantes da região. Desde a sua fundação, em 2012, o programa já empregou a “pata-de-obra” de mais de mil gatinhos em Chicago. “Os gatos são predadores naturais, isso oferece uma solução permanente e confiável contra as pragas, sem a necessidade de utilizar venenos que podem pôr em risco o meio ambiente ou pessoas da sua família”, diz a Tree House Humane Society em seu site oficial.

 

Sara Liss, uma representante da ONG afirma que o programa trouxe muitos benefícios desde sua criação. “Muitos de nossos clientes nos disseram que antes de tiverem os gatos, quando colocavam os pés para fora de casa literalmente os ratos passavam por cima de seus pés”, disse Liss. A cidade de Chicago já testou outros métodos de controle de pragas como lixeira antirratos ou raticidas em ninhos de ratos, todos com pouco eficiência no combate à crise sanitária.

 

Saiba mais sobre o Cats at Work:

 

 

Gostou dessa notícia? Siga a gente no Facebook e Instagram para saber todas as novidades.

Deixe um comentário