Rússia começa vacinação de gatos e cachorros contra coronavírus

R

A Rússia anunciou a produção de vacinas contra a covid-19 após testes em laboratórios apresentarem eficácia em gatos, cachorros, visons e raposas. Ainda que não haja confirmação de disseminação do coronavírus de animais para os humanos, o país vai distribuir inicialmente 17 mil doses da Carnivac-Cov em várias clínicas estatais e privadas de diversos territórios russos. O objetivo é conter o avanço da doença e evitar possíveis, ainda que improváveis, mutações do vírus.

 

Leia mais:Gatinhos são salvos após naufrágio tenso

 

De acordo com o Rosselkhoznadzor (Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária), o registro da vacina ocorreu em março e o primeiro lote já está em circulação. A maior parte da procura pelo medicamento vem de donos que viajam muito ou cujos pets são criados livremente. Até o momento, pelo menos 10 gatos e cães receberam a imunização. Segundo a BBC News, a Carnivac-Cov será administrada em duas doses e custa 500 rublos russos, o equivalente a cerca de R$ 35.

 

Rússia começa vacinação de gatos e cachorros contra o coronavírus. (foto: VETANDLIFE.RU/Handout via REUTERS)

 

Diversos outros países já despertaram interesse pela Carnivac-Cov, como Argentina, Japão e Inglaterra. Ainda que haja pouca gravidade, a contaminação de animais pelo coronavírus não é incomum. Na Itália, por exemplo, um gato foi diagnosticado com a variante inglesa do coronavírus. Temendo um surto ainda maior, a Coreia do Sul começou a testar cães e gatos contra a covid-19 e também demonstrou estar disponível para receber a vacina russa.

 

Carnivac-Cov começa a ser distribuída na Rússia. (foto: VETANDLIFE.RU/Handout via REUTERS)

 

A Carnivac-Cov foi desenvolvida com o mesmo princípio das vacinas administradas em humanos. Uma parte do vírus desativado é inserida no organismo, que estimula a produção de anticorpos que vão combater este invasor e impedir que novas contaminações aconteçam. O tempo de imunização contra o coronavírus é de seis meses.

 

Gostou dessa notícia? Siga a gente no Facebook e Instagram para saber todas as novidades.

Deixe um comentário