Gatos podem rastrear movimentos dos donos, diz estudo

G

Você pode correr, mas não pode se esconder. Se você tem um gato, o ditado popular é elevado a outro patamar. Um estudo realizado do Japão indica que os gatinhos têm o instinto de detecção e rastreamento dos movimentos dos seus tutores humanos. Os pesquisadores japoneses descobriram que os felinos domésticos sentem a presença dos donos e preveem seus passos dentro de casa; inclusive, eles se surpreendem se houver uma súbita mudança no trajeto.

 

Liderada por Saho Takagi, doutoranda da Universidade de Kyoto, a pesquisa analisou se os gatos conseguiriam reconhecer seus donos e fazer a localização deles por meio do som. O estudo, publicado no jornal científico Plos One, utilizou 50 gatos (23 machos e 27 fêmeas) e os dividiu em três grupos que eram expostos a uma combinação de diversos sons.

 

 

O experimento foi conduzido em ambientes domésticos e em salas de cat cafés (cafeterias temáticas que contam com a presença de gatos no local). O primeiro grupo ouvia vozes de seus tutores ou de estranhos chamando por seu nome, o segundo escutava miados de outros gatos, e o terceiro recebia estímulos auditivos de barulhos eletrônicos aleatórios.

Pesquisa indica que gatos traçam movimentos dos donos. (Foto: S. Takagi et al./Plos One)

 

O som era aplicado em dois pontos distintos na sala, o primeiro vinha de um autofalante que ficava perto de uma porta fechada e o outro ficava mais afastado, próximo a uma janela. De tempos em tempos, a fonte sonora mudava de um local para o outro. Observadores de fora do cômodo avaliaram de 0 a 4 o nível de surpresa dos gatos com a súbita mudança no som no recinto.

 

Resultado

No teste, os quesitos avaliados como “surpresa” incluíram sinais como movimentação das orelhas e da cabeça, olhar repentino acompanhando a direção da voz do dono, procura pelo tutor na sala, entre outros. Os pesquisadores notaram pouca diferença no comportamento dos gatos nos grupos 2 e 3, que ouviram respectivamente miados de outros gatos e barulhos eletrônicos. No entanto, os felinos que escutaram seu nome sendo chamado pelos tutores aparentavam maior nível de surpresa, como se os donos tivessem se “teletransportado” de um lugar para o outro.

 

Leia mais: França restringe venda de gatos e cães em todo o país

 

Os resultados do estudo indicam que os gatinhos formam uma imagem mental dos donos quando ouvem sua voz, mesmo não os vendo, o que demostra a presença de uma cognição socioespacial nos felinos domésticos. “A pesquisa mostra que os gatos mapeiam a localização de seus donos através de elementos sonoros. Isso contraria o senso comum de que os gatos não são tão ligados aos humanos como os cães.” disse Saho Takagi.

 

Gostou dessa notícia? Siga a gente no Facebook e Instagram para saber todas as novidades.

Deixe um comentário