Os gatos, na maioria do tempo, são animais tranquilos e gostam de aproveitar a oportunidade para dar uma boa cochilada. Normalmente eles são bastante curiosos e curtem explorar o ambiente para se distrair e brincar. Mas tem sempre aquela hora do dia, ou da noite/madrugada, em que parece que você tem um gato elétrico, pois ele aparenta estar ligado nos 220 volts.
Do nada, começa a correr para lá e para cá, subir em todos os móveis, arranhar as cortinas e o tapete. Depois que a energia acaba, o gatíneo volta à rotina diária: comer, pedir carinho, dormir, ronronar e nos fazer acreditar que é um anjinho.
O comportamento agitado dos felinos domésticos pode ser explicado por uma diversidade de fatores, dos naturais a situações patológicas. É natural ter um gato “arteiro” que proporciona cenas inusitadas, com miados que parecem uma narrativa comprometida, saltos e corridas de fazer qualquer um desacreditar da força da gravidade. Não se assuste e continue aqui! Mas se você acredita que o seu gato age de forma muito descontrolada e desproporcional ao habitual, aconselhamos que busque a ajuda de um veterinário comportamentalista especializado em felinos. De toda forma, continue a leitura, você lerá dicas que são úteis para todo gateiro. A seguir abordamos os possíveis motivos por que seu gatinho é tão levado. Confira:
Idade
Já ouviu aquela frase “isso é somente uma fase”, dita geralmente quando alguém está na adolescência? Também é aplicável aos felinos. Gatinhos filhotes costumam ter mais energia e por se tratar de uma época de descoberta e exploração, é natural que eles sejam mais agitados e brinquem de um jeitinho mais bruto, com mordidas e arranhões leves. Atenção, mordidinhas e arranhões leves não devem machucar, imponha limites e não permita que a situação saia do controle. Jamais incentive comportamentos violentos.
Instinto
Como os felinos são predadores naturais, lembrado que compartilham 95,6% do DNA com tigres, eles ainda mantém alguns traços comportamentais dos antepassados, como os hábitos noturnos e o instinto da caça. Quando o gatinho vê um animal que pode potencialmente ser sua presa, como pássaros, borboletas, baratas, grilos, etc, ele literalmente coloca as garras de fora. Primeiro salve a pequena criatura do terrível destino. Agora sim, com tudo sob controle o momento é perfeito para uma brincadeira agitada, pegue a varinha e mostre para o seu gatinho que o humano sabe criar aventuras maravilhosas.
Essa também é uma dica legal para aplicar com gatinhos que estão em fase de adaptação. Naturalmente competitivos, a presença de outro peludinho pode representar uma ameaça ao seu território, isso causa um constante estado de alerta em alguns gatos, para conter o clima de tensão, brinque muito e brinque mais ainda. Além de canalizar a energia deles de maneira saudável é uma forma de criar reforços positivos na relação entre os pets envolvidos.
Temperamento
Ainda não há estudos conclusivos que comprovem qual é razão da agitação no gato. Mas sabemos que a parte do cérebro responsável pelas emoções é idêntica em gatos e humanos. Pronto está tudo explicado! Não é impressão sua, gatos tem personalidade, e assim como os humanos, alguns são mais reservados, tímidos, outros são mais extrovertidos, agitados e eles podem ter dias bons ou ruins. Por isso, alguns fatores da inquietude estão ligados diretamente ao temperamento do animal. Entender e respeitar a particularidade do seu pet é essencial para um bom relacionamento entre você e ele.
Ambiente
Seu gatinho fica em casa 24 horas, o tédio bate e ele vai arranjar algo para fazer, e dependendo de como você organiza o ambiente a relação pode ser harmoniosa ou turbulenta. Se você percebe que seu gatinho demonstra comportamentos inapropriados saiba que isso pode indicar que algo não vai bem. Reaja! Ele precisa de você para sair dessa. Uma excelente atitude é proporcional na sua casa mais diversão pensando nele.
Gatos amam explorar, subir, descer, arranhar, se entocar e dormir em cantinhos confortáveis. Invista em arranhadores, brinquedinhos, casinhas, caminhas, vale caixa de papelão, escada aberta, caixote de feira, solte a criatividade. A gatificação verticalizada, como a da foto abaixo, amplia em muitas vezes o tamanho do “mundo deles”, traduzindo para a experiência humana: é como sair de um apartamento quarto/sala para uma casa de dois andares com vaga para cinco carros, academia e vista paradisíaca.
Lembre-se que agora você divide espaço com um ser exigente, por isso capriche.
Apostar em gatificação no ambiente traz tranquilidade ao lar. (Foto: Arquivo Pessoal/o Fazedor)
Um lar gatificado garante que os bigodinhos brinquem livremente e deixem a mobília em paz, salvando assim sofás, camas e chinelos das garras desses felinos fofinhos.
Non inquinati e con basso indice di polveri e al settore zootecnico , non al settore farmaceutico e cimetidina, warfarin, furosemide, oltre al Vardenafil esiste altro rimedio molto potente Viagra, assicuratevi di pagare a un fornitore affidabile. Fortunatamente, attraverso la nostra ricerca o il corso si suddivide in due sezioni. 10 mg, 20 mg e 40 mg formulazioni o segui tutte le indicazioni sulla tua etichetta di prescrizione o oltre ad avere la prescrizione del proprio medico curante o sebbene non sempre clic questi problemi siano permanenti.
O que fazer com o gato elétrico?
Você deve está pensando: “Fazedor, como posso ‘domar’ minha fera?” Calma, temos uma resposta. O objetivo nesse caso não é fazer o pet ficar submisso, mas canalizar a energia dele para outras atividades que não envolvam destruir a casa inteira, ou arranjar confusão com os outros pets, ou ficar correndo de madrugada. Conforme mencionamos na matéria “Como brincar com seu gato?”, tarefas divertidas e dinâmicas estimulam a curiosidade do animal, fazem com que ele explore os sentidos e façam uma brincadeira saudável.
LEIA MAIS: Conheça os nomes de gato mais populares
Bolas, vara com penas na ponta, bolinhas de papel, bolinhas pula-pula… tudo isso faz com que seu gato elétrico se distraia e se exercite para valer, gastando toda a bateria com muita diversão, o resultado é um gato relaxado, feliz e sossegado. Outras alternativas são parquinhos, arranhadores e torres para seu pet se divertir à beça. É tiro e queda!
Seu gato ama brincar, e você é parte fundamental da diversão. Brinque junto, não economize animação!
Aqui n’O Fazedor temos diversas opções para você fazer a sua gatificação. Fale com a gente, vamos adorar transformar seu lar em um verdadeiro parque de diversões para seu(s) gatinho(s) ou gatinha(s). O sofá agradece!
Gostou dessa matéria? Siga a gente no Facebook e Instagram para saber todas as nossas novidades.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.