Coronavírus: Zoológico nos EUA recebe doses de vacina experimental

C

A campanha de vacinação contra a covid-19 continua ao redor do mundo e em todo o território nacional, apesar dos pesares. Agora a atenção está voltada também para os animais: 70 zoológicos dos Estados Unidos começaram a receber 11 mil doses experimentais da vacina contra o coronavírus. O primeiro deles é o Oakland Zoo, localizado na Califórnia. O objetivo da imunização é proteger a vida selvagem e os seres mais suscetíveis ao vírus como tigres, ursos, hienas, chimpanzés e furões.

 

Molly e Milou receberam vacina experimental contra coronavírus.
Molly e Milou receberam vacina experimental contra coronavírus. (Foto: Oakland Zoo/Divulgação)

A vacina, desenvolvida pela farmacêutica Zoetis, será distribuída em 27 estados dos Estados Unidos a partir do verão no hemisfério norte. A imunização foi criada especificamente para animais, por isso não influencia no calendário de distribuição da aplicação para os humanos. A iniciativa da empresa tem aprovação do Departamento Americano de Agricultura e impacta não apenas zoológicos, como também criadouros legalizados e universidades.

 

Leia mais: Pelo menos 20 gatos colocam condomínio na Justiça

 

Furão recebe vacina contra vírus. (Foto: AFP)

O vice-presidente de serviços veterinários do Oakland Zoo, Dr. Alex Herman, disse que, apesar de no zoológico não haver casos de contaminação pelo coronavírus, a instituição toma diversas precauções, como aplicação de regras para distanciamento entre os bichos e cuidadores, além de tornar obrigatório o uso de equipamento de proteção. Ainda segundo Dr. Herman, a preservação animal é primordial. “[A vacina] significa muito mais segurança para nossos animais. Os primeiros a ser vacinados foram dois tigres idosos, Molly e Milou.”, relatou o funcionário.

 

Veja vídeo dos animais recebendo a vacina:

Cabe ressaltar que a vacina experimental não vai entrar em circuito comercial, ou seja, não será vendida em farmácias para o grande público. O foco da imunização são os animais selvagens porque estão expostos ao coronavírus devido ao contato mais frequente com diversos humanos, sejam funcionários, veterinários ou possíveis visitantes. Já pets domésticos, como cães e gatos, geralmente pegam coronavírus apenas de seus donos.

 

Gostou dessa notícia? Siga a gente no Facebook e Instagram para saber todas as novidades.

Deixe um comentário