Conheça lendas sobre gatos ao redor do mundo

C

As lendas sobre gatos existem há séculos e, mesmo com o passar do tempo, ainda persistem crendices sobre esses animais super fofos. Desde tempos antigos, as civilizações de todo o mundo vêm criando mitos sobre essas criaturas surpreendentes e fofíneas. Sejam verdadeiras ou não, aqui estão algumas das lendas sobre gatos mais curiosas que diferentes culturas mantiveram sobre os nossos felinos ao longo da história. Vamos conferir juntos?

Gatos podem prever o tempo

Na Inglaterra, dizem que um gato que arranha as cortinas ou os tapetes está prevendo que virá vento por aí. Já os galeses acreditavam que a chuva estaria por vir quando a pupila de um gato se dilatava.

Gato invade telejornal durante previsão do tempo. (Foto: reprodução de internet/YouTube)

Outro sinal de chuva seria se um gato cutucasse os ouvidos. Além disso, a lenda diz que quando o animal olha continuamente pela janela em qualquer parte do dia, a chuva estaria a caminho. Alguns dizem que quando um gato dorme com as quatro patas dobradas sob o corpo, também é indício de que vai chover. Basicamente, se um gato faz qualquer coisa, vai chover. Será?

Eles são seres místicos

Enquanto isso, na região da Escandinávia, todo gato norueguês da floresta era considerado  uma fada ou um duende disfarçado – e a diferença estaria no olhar deles. Dizem que os olhos do gato  agem como janelas para o mundo das fadas (ou dos duendes, que são, possivelmente, o mesmo mundo) e, se você olhar através deles, poderá ver além do reino mágico.

Conheça lendas sobre gatos ao redor do mundo
Você deve me cultuar, humano. Ajoelhe-se! (Foto: Arquivo Pessoal/oFazedor)

Em muitas culturas, como você já deve ter percebido, os gatos eram cultuados como criaturas místicas. Os egípcios os consideravam deuses e matar um desses felinos era passível de morte!. Quando um gato da família falecia, todos ficavam de luto.

Gatos dão sorte

A cultura budista diz que os gatos agiam como hospedeiros de certas almas humanas sagradas após a morte. Esses espíritos “selecionados” habitariam os felinos pelo resto de suas vidas naturais, permitindo assim que a alma que partisse tivesse acesso ao Paraíso.

Dou azar coisa nenhuma. (Foto: Arquivo Pessoal/oFazedor)

No Japão antigo, no século X, os gatos eram reverenciados e considerados muito preciosos. De fato, apenas membros da nobreza podiam realmente possuí-los. Durante a Idade Média, as pessoas acreditavam que se um gato preto cruzasse seu caminho ou casa, isso seria um sinal de boa sorte; ao contrário da superstição atual de que eles são símbolos de azar. Fala sério!!!

LEIA MAIS: Cenas clássicas do cinema interpretadas por gatos

E você? Já sabia de alguma dessas lendas sobre gatos? O que achou delas? Conta para a gente nos comentários. Ah, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Deixe um comentário