Após morte de 130 gatos, lotes de ração são retirados do mercado

A

A The Food Standards Agency (FSA), agência similar à Vigilância Sanitária no Brasil, alertou tutores de gatos na Inglaterra a não alimentarem seus pets com ração da fabricante Fold Hill. De acordo com a instituição, foram identificadas pelo menos 130 mortes destes animais por pancitopenia felina, supostamente ligadas à ingestão de alimentos das marcas Sainsbury, Applaws e AVA. Grandes pet shops britânicas, como a Pets at Home, já retiraram os produtos das prateleiras.

 

A FSA, por sua vez, recomendou um recall de vários lotes de rações da Fold Hill que poderiam causar a doença nos gatos. Os primeiros casos começaram em abril e, até o momento, autoridades inglesas confirmaram 209 gatos diagnosticados com pancitopenia felina, cuja taxa de mortalidade é de 72,5%. De acordo com a Universidade Real de Veterinária (Royal Veterinary College), 80% desses casos são aparentemente relacionados com a alimentação.

 

 

Leia mais: Rússia começa vacinação de gatos e cachorros contra coronavírus

 

Depois de noticiarmos um aumento no número de gatos com pancitopenia em maio, recolhemos dados de clínicas veterinárias no Reino Unido que atenderam esses animais. Baseados em evidências, podemos afirmar que um aspecto padrão desses casos que formaram um padrão consistente foi a alimentação dos indivíduos afetados. Por causa dessa associação aparente com a dieta, recomendamos à FSA realizar o recall desses produtos.”, disse a instituição de ensino em seu comunidado.

 

 

Entre os tutores que perderam seus gatos é Alex Padovano, uma jovem de 26 anos. Em entrevista ao My London, Penélope disse que desde que alimentou sua gatinha Penélope com ração da loja Pets at Home constatou que a gata não se sentia bem. Ao levá-la no veterinário, Alex recebeu a notícia de que Penélope sofria de uma doença na medula óssea. Após cinco meses de tratamento com transfusão de sangue, a gata não resistiu. “Fiquei absolutamente devastada, pois Penélope era meu primeiro animal de estimação. Me senti traída quando descobri que sua morte poderia ter sido causada pela ração. É devastador e horrível, nada vai trazer minha gatinha de volta.“, lamentou Alex

 

A empresa Fold Hill Foods emitiu um comunicado, por meio do diretor-geral Ben Mankertz, no qual confirma a retirada das lojas de diversos lotes de ração da empresa. “Como donos de gatos, entendemos perfeitamente como o momento é preocupante e estressante para as famílias. Mesmo que a ração não tenha sido confirmada como a causa das mortes, preferimos agir imediatamente para assegurar a absoluta segurança dos gatos. Continuamos a cooperar com a FSA e o RVC enquanto continuam a investigar as potenciais causas de pancitopenia, relacionadas ou não com alimentos.”, relatou Mankertz.

A pancitopenia felina é uma doença infecciosa que causa a diminuição das células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). As principais áreas afetadas são a medula óssea e as células linfáticas do intestino. Entre os sintomas estão, anemia, febre, letargia, sangramento na gengiva, infecções frequentes, sangramentos, presença de sangue na urina ou fezes e diarreia.

 

Gostou dessa notícia? Siga a gente no Facebook e Instagram para saber todas as novidades.

Deixe um comentário